Restaurante As Tílias - Fundão

O espaço de Tertulias do Restaurante as Tílias

InícioInício  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Links
As Tílias Serra Aventura ESTE Serra da Estrela
Outubro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     
CalendárioCalendário

Compartilhe | 

Arroz branco, o mal amado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ClaudiaD
Admin

Número de Mensagens : 27

MensagemAssunto: Arroz branco, o mal amado   Qua Jan 14, 2009 7:50 pm

Ora, ainda ontem numa curta viagem de carro ia no caminho a ouvir um programa de rádio que funciona como um fórum telefónico sempre com um tema diário diferente.
Ontem a convidada era Mafalda Pinto Leite, uma chefe de cozinha bastante conhecida que teve o privilégio de trabalhar com Jaime Oliver, que para quem não sabe é talvez o chefe mais famoso do Reino Unido, conhecido pela sua cozinha natural, prática e atitude bem-disposta.

Ora, resumindo, participaram no programa muitas pessoas a queixarem-se da dificuldade que tinham em fazer um bom arroz. O meu maior espanto foi quando a chefe Mafalda assumiu que também para ela era um pouco dificil e que por isso mesmo preferia fazer risotto... bem, suponho que todos nós temos o nosso calcanhar de Aquiles e tenho a certeza que ela saberá fazer muitas outras coisas e certamente muito mais interessantes que arroz branco!

Então cá vai a minha prespectiva do segredo do arroz: não tem segredo! E se pensarem assim vão ver que correrrá sempre muito melhor. A única instrução que existe para cozer bem arroz é coze-lo sempre no dobro de água, isto é, 1 chávena de arroz para 2 de água.
Quando está quase cozido você vai espreitar e parece que já não tem água nenhuma, se cair na tentação de lhe adicionar mais água vai contribuir para uma bela argamassa! Em vez disso desligue o bico do fogão, tape o tacho e deixe o arroz acabar de abrir com o calor retido no tacho.

Colocarei mais tarde tópicos com as várias cozeduras de arroz.
Ver perfil do usuário
Etelvina Diogo
Cozinheira

Número de Mensagens : 23

MensagemAssunto: Arroz Branco o mal amado   Qui Jan 15, 2009 1:47 pm

É Claro que a Claudia tem toda a razão quando fala na quantidade da água para a cozedura do arroz, mas esqueceu de referênciar, que tambem a quantidade da gordura usada deve se a suficiente, para que o arroz não fique muito seco.
Para os mais leigos na cozinha, que se deparem mais frequentemente com esse problema, e queiram fazer um brilharete quando convidam os amigos a jantar lá em casa, usem arros basmati, em uma chavena e meia de água para uma chávena de arroz. Demora só 6 minutos a cozer, e mesmo que a mão não seja muito certeira na quantidade da gordura, fica sempre soltinho!
Vá até à cozinha! Aventure-se e bom sucesso! Laughing
Ver perfil do usuário http://www.astilias.com
vantunes
Cliente

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Re: Arroz branco, o mal amado   Qua Jan 21, 2009 10:58 am

excelente dica bounce
quero partilha uma também com vocês sobre o arroz

uns dos truques que me ensinaram para ficar solto foi o de fritar o arroz antes de colocar a água e os restantes temperos.

Não sei o que a D. Etelvina acha, e se ja usou esse truque.
Ver perfil do usuário
ClaudiaD
Admin

Número de Mensagens : 27

MensagemAssunto: O arroz pilaf   Qua Jan 21, 2009 12:35 pm

É um palavrão um bocado esquisito, mas "Pilaf" é o tal que requer refogado. E é então o seguinte processo:

Aquecer a manteiga ou azeite e juntar cebola picada e um pouquinho de alho.
Refogue a cebola sem deixar corar.
Adicione o arroz e envolva-o bem na gordura. Deixe o arroz "fritar" por um ou 2 minutos e depois junte a quantidade necessária de água quente (sempre o dobro de quantidade de água para a quantidade utilizada de arroz). Tempere com sal.
Tape o tacho e deixe cozer lentamente, aproximadamente 15 minutos.

De preferência termine sempre de cozer o arroz em lume indirecto, como por exemlo numa chapa eletrica quente. Com esse calor ele vai abrir sem cozer demasiado ou queimar. Também pode ainda cozê-lo no forno.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Arroz branco, o mal amado   

Arroz branco, o mal amado
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Filho Amado- CAPÍTULO 72.
» Filho Amado- CAPÍTULO 79( PENÚLTIMO CAPÍTULO).
» Filho Amado- Capítulo 67.
» FILHO AMADO- ÚLTIMO CAPÍTULO(80) PARTE III E ÚLTIMA.
» Filho Amado- Terceiro e último teaser.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Restaurante As Tílias - Fundão :: Espaço de Tertulias :: Dicas e Ideias-
Ir para: