Restaurante As Tílias - Fundão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Restaurante As Tílias - Fundão

O espaço de Tertulias do Restaurante as Tílias
 
InícioInício  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Links
As Tílias Serra Aventura ESTE Serra da Estrela
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
CalendárioCalendário

 

 Arroz branco, o mal amado

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
ClaudiaD
Admin
ClaudiaD


Número de Mensagens : 27
Idade : 41
Data de inscrição : 09/01/2009

Arroz branco, o mal amado Empty
MensagemAssunto: Arroz branco, o mal amado   Arroz branco, o mal amado EmptyQua Jan 14, 2009 7:50 pm

Ora, ainda ontem numa curta viagem de carro ia no caminho a ouvir um programa de rádio que funciona como um fórum telefónico sempre com um tema diário diferente.
Ontem a convidada era Mafalda Pinto Leite, uma chefe de cozinha bastante conhecida que teve o privilégio de trabalhar com Jaime Oliver, que para quem não sabe é talvez o chefe mais famoso do Reino Unido, conhecido pela sua cozinha natural, prática e atitude bem-disposta.

Ora, resumindo, participaram no programa muitas pessoas a queixarem-se da dificuldade que tinham em fazer um bom arroz. O meu maior espanto foi quando a chefe Mafalda assumiu que também para ela era um pouco dificil e que por isso mesmo preferia fazer risotto... bem, suponho que todos nós temos o nosso calcanhar de Aquiles e tenho a certeza que ela saberá fazer muitas outras coisas e certamente muito mais interessantes que arroz branco!

Então cá vai a minha prespectiva do segredo do arroz: não tem segredo! E se pensarem assim vão ver que correrrá sempre muito melhor. A única instrução que existe para cozer bem arroz é coze-lo sempre no dobro de água, isto é, 1 chávena de arroz para 2 de água.
Quando está quase cozido você vai espreitar e parece que já não tem água nenhuma, se cair na tentação de lhe adicionar mais água vai contribuir para uma bela argamassa! Em vez disso desligue o bico do fogão, tape o tacho e deixe o arroz acabar de abrir com o calor retido no tacho.

Colocarei mais tarde tópicos com as várias cozeduras de arroz.
Ir para o topo Ir para baixo
Etelvina Diogo
Cozinheira
Etelvina Diogo


Número de Mensagens : 23
Idade : 67
Data de inscrição : 25/12/2008

Arroz branco, o mal amado Empty
MensagemAssunto: Arroz Branco o mal amado   Arroz branco, o mal amado EmptyQui Jan 15, 2009 1:47 pm

É Claro que a Claudia tem toda a razão quando fala na quantidade da água para a cozedura do arroz, mas esqueceu de referênciar, que tambem a quantidade da gordura usada deve se a suficiente, para que o arroz não fique muito seco.
Para os mais leigos na cozinha, que se deparem mais frequentemente com esse problema, e queiram fazer um brilharete quando convidam os amigos a jantar lá em casa, usem arros basmati, em uma chavena e meia de água para uma chávena de arroz. Demora só 6 minutos a cozer, e mesmo que a mão não seja muito certeira na quantidade da gordura, fica sempre soltinho!
Vá até à cozinha! Aventure-se e bom sucesso! Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.astilias.com
vantunes
Cliente



Número de Mensagens : 32
Idade : 51
Data de inscrição : 25/12/2008

Arroz branco, o mal amado Empty
MensagemAssunto: Re: Arroz branco, o mal amado   Arroz branco, o mal amado EmptyQua Jan 21, 2009 10:58 am

excelente dica bounce
quero partilha uma também com vocês sobre o arroz

uns dos truques que me ensinaram para ficar solto foi o de fritar o arroz antes de colocar a água e os restantes temperos.

Não sei o que a D. Etelvina acha, e se ja usou esse truque.
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaD
Admin
ClaudiaD


Número de Mensagens : 27
Idade : 41
Data de inscrição : 09/01/2009

Arroz branco, o mal amado Empty
MensagemAssunto: O arroz pilaf   Arroz branco, o mal amado EmptyQua Jan 21, 2009 12:35 pm

É um palavrão um bocado esquisito, mas "Pilaf" é o tal que requer refogado. E é então o seguinte processo:

Aquecer a manteiga ou azeite e juntar cebola picada e um pouquinho de alho.
Refogue a cebola sem deixar corar.
Adicione o arroz e envolva-o bem na gordura. Deixe o arroz "fritar" por um ou 2 minutos e depois junte a quantidade necessária de água quente (sempre o dobro de quantidade de água para a quantidade utilizada de arroz). Tempere com sal.
Tape o tacho e deixe cozer lentamente, aproximadamente 15 minutos.

De preferência termine sempre de cozer o arroz em lume indirecto, como por exemlo numa chapa eletrica quente. Com esse calor ele vai abrir sem cozer demasiado ou queimar. Também pode ainda cozê-lo no forno.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Arroz branco, o mal amado Empty
MensagemAssunto: Re: Arroz branco, o mal amado   Arroz branco, o mal amado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Arroz branco, o mal amado
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Restaurante As Tílias - Fundão :: Espaço de Tertulias :: Dicas e Ideias-
Ir para: